Centro Qualifica

O Centro Qualifica do FOR-MAR é uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações que tem como objetivo melhorar os níveis de educação e formação de adultos, contribuindo por consequência para o melhoramento dos níveis de qualificação da população e empregabilidade dos indivíduos.

O que poderá obter?

1 – Orientação na procura das melhores soluções para cada candidato
2 – Diploma escolar do 4º, 6º, 9º e 12º ano (através do RVCC Escolar)
3 – Diploma de Qualificação Profissional (através do RVCC Profissional) em várias àreas

RVCC – O que é?

É o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (não um curso de formação). É um processo que procura explorar as competências que cada candidato tenha desenvolvido ao longo do seu percurso de vida, através das suas experiências, sejam estas escolares, sociais, formativas, respeitando sempre o processo de cada um.

Para nos dar a conhecer essas experiências, a equipa do Centro Qualifica do FOR-MAR orientará os candidatos na construção de um portfólio. Neste, baseamos-nos na experiência de vida do candidato para abordar os temas que fazem parte das competências necessárias, sejam elas escolares ou profissionais.

Destinatários

Para o nível básico de educação:

  • Idade igual ou superior a 18 anos, não tendo concluído o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade

Para o nível secundário de educação:

  • 18 ou mais anos de idade
  • Menos de 23 anos de idade com, no mínimo, 3 anos de experiência profissional

Para certificação profissional:

  • Experiência profissional relevante na saída profissional aplicável

Território

O Centro Qualifica está sedeado em Matosinhos, desenvolvendo a sua atividade neste concelho ou nos restantes 16 concelhos da Área Metropolitana do Porto. Atuamos principalmente nos concelhos da orla litoral (Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Gaia e Espinho), mas também nos restantes (Santo Tirso, Trofa, Maia, Valongo, Paredes, Gondomar, Feira, Arouca, São João da Madeira, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis).

Para além destes territórios, o Centro Qualifica pode, quando necessário, desenvolver outras atividades noutros locais, nomeadamente em concelhos onde exista um núcleo ou Polo do FOR-MAR e/ou sejam identificadas necessidades de intervenção.

Atividade à distância

Caso esteja interessado em aumentar a sua qualificação – escolar ou profissional – à distância, contacte o Centro Qualifica do FOR-MAR.