Cursos de Preparação para Exame
Detalhes
Objetivos
Preparação para exame de avaliação da aptidão para Arrais de pesca local.
Desenvolver competências para exercer o governo de embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares inferior a 9m, desde que opere na área do porto de registo da embarcação e nas áreas dos portos limítrofes, de acordo com o tipo da embarcação (convés aberto ou fechado) e com os limites estabelecidos nas normas reguladoras do exercício da pesca local.
Programa
Este curso tem a duração total de 50h, com o seguinte plano curricular:
– Conceitos básicos de navegação, meteorologia e estabilidade (20h)
– Fundamentos de governo e manobra de embarcações de pesca local (14h)
– Fundamentos de segurança e gestão ambiental a bordo (10h)
– Execução de manobras básicas de governo de embarcação de pesca local (6h)
Certificação
Aos formandos que concluírem com aproveitamento esta ação de formação, o FOR-MAR emitirá um Certificado de Formação Profissional emitido pela plataforma SIGO, com indicação dos módulos realizados.
Após aprovação em exame, será emitido o respetivo Diploma de Exame, que permite o acesso à categoria de Arrais de pesca local.
Inscritos marítimos que pretendam preparar-se para exame de avaliação da aptidão para Arrais de pesca local, que tenham a categoria de Pescador ou a categoria de Marinheiro-pescador, e que satisfaçam as seguintes condições:
a) Ser Pescador e, após a obtenção desta categoria, ter um ano de embarque em embarcações de pesca; ou
b) Ser Marinheiro-pescador e, após a obtenção desta categoria, ter seis meses de embarque em embarcações de pesca.