FORMAÇÃO PARA ADULTOS ou jovens

FORMAÇÃO PARA ADULTOS

 
formação modular certificada

As Formações Modulares Certificadas são organizadas em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) com o objetivo de promover o acesso a qualificações através de percursos flexíveis, modularizados e capitalizáveis, tendo por base os referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

A duração de um percurso de Formação Modular Certificada pode variar entre as 25 e as 600 horas, tendo cada UFCD uma duração que pode ser de 25 ou 50 horas. Este tipo de formação destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.

A grande maioria da formação desenvolvida pelo FOR-MAR enquadra-se neste tipo de formação.


eDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que pretendam obter:

  • o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade do ensino básico, ou o ensino secundário (12º ano) e
  • uma certificação profissional.

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são um percurso flexível de formação, de duração variável (entre 1 a 3 anos). Estes percursos de formação permitem o desenvolvimento de competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente a obtenção de um nível básico ou do nível secundário de educação.

Os Cursos EFA integram três componentes de formação:

  • Formação de Base – estruturada em áreas de competências-chave, visa contribuir para o desenvolvimento pessoal, cultural, científico e relacional dos adultos;
  • Formação Tecnológica – organizada em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), visa o desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas necessárias ao exercício profissional;
  • Formação em Contexto de Trabalho – realizada em empresas ou outras entidades empregadoras, visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.

A conclusão de um Curso EFA permite a obtenção de uma certificação escolar de nível básico (4º, 6º ou 9º ano) ou de nível secundário (12º ano), de uma certificação profissional ou de ambas, designando-se nestes casos de dupla certificação e confere o nível 1, 2, 3 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

CONHEÇA A NOSSA OFERTA DE FORMAÇÃO PARA ADULTOS

FORMAÇÃO PARA JOVENS

APRENDIZAGEM

Os cursos de Aprendizagem destinam-se a Jovens com:
• Idade inferior a 25 anos, e
• 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12º ano.

Os cursos de aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, e o prosseguimento de estudos de nível superior.

Têm a duração de 3700 horas,

Estes cursos têm a duração de referência de 3.700 horas (o que equivale a cerca de dois anos e meio de formação), e os seus planos curriculares organizam-se em 4 componentes de formação:
1. Sociocultural
2. Científica
3. Tecnológica
4. Prática em contexto de trabalho

Os formandos que concluam com aproveitamento um curso de Aprendizagem, obtêm uma dupla certificação – o ensino secundário (12º ano de escolaridade) e uma certificação profissional – conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.


EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA JOVENS

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) destinam-se a jovens que:
• concluíram o 2º ciclo do ensino básico e possuem idade igual ou superior a 15 anos;
• procuram uma formação profissional inicial mais prática e orientada para o mercado de trabalho.
Os Cursos de Educação e Formação são um percurso de ensino básico com dupla certificação, ou seja, pretende-se que os jovens desenvolvam competências sociais, científicas e profissionais requeridas para o exercício de uma atividade profissional e simultaneamente obtenham o nível básico de educação (9º ano).
Estes cursos preparam os jovens para o prosseguimento de estudos ao nível do secundário e para uma inserção qualificada no mundo do trabalho.

Os CEF estão integrados no Catálogo Nacional de Qualificações, têm a duração de dois anos e estão organizados em quatro componentes de formação:
1. Formação Sociocultural – estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos formandos;
2. Formação Científica – estruturada em disciplinas, visa proporcionar uma formação científica consistente com a respetiva qualificação;
3. Formação Tecnológica – organizada em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências técnicas necessárias ao exercício profissional;
4. Formação Prática – é realizada em empresas ou noutras organizações enquanto formação em contexto de trabalho, desenvolvida ao longo ou no final da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

No final de um CEF, os formandos realizam uma Prova de Avaliação Final (PAF), na qual são demonstradas as competências e os conhecimentos que se desenvolveram ao longo da formação.

Os formandos que concluam com aproveitamento o CEF, obtêm uma dupla certificação – o ensino básico (9º ano) e uma certificação profissional – conferindo o nível 2 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.


ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) destinam-se a quem:
• concluiu um curso do ensino secundário ou de habilitação equivalente;
• seja detentor do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;
• tenha obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tiver estado inscrito no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente sem o concluir;
• seja titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e pretender uma requalificação profissional.

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
• visão a inserção qualificada no mundo do trabalho e/ou o prosseguimento de estudos superiores
• são um percurso de formação pós-secundário não superior que confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de especialização tecnológica (atribuído após o cumprimento de um plano de formação com um número de créditos ECTS – European credit transfer and accumulation system – compreendido entre 60 e 90).

Os CET têm a duração aproximada de um ano, e estão organizados em três componentes de formação:
1. Formação geral e científica – estruturada em disciplinas, visa desenvolver atitudes e comportamentos adequados às empresas e aperfeiçoar o conhecimento dos domínios de natureza científica que fundamentam as tecnologias específicas de cada área de formação;
2. Formação tecnológica – estruturada em unidades de formação, visa desenvolver atividades práticas (laboratorial, oficinal e ou de projeto) relacionadas com os domínios de natureza tecnológica e a resolução de problemas no âmbito do exercício profissional;
3. Formação em contexto de trabalho – desenvolve-se em empresas ou outras entidades empregadoras, visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais através da execução de atividades sob orientação, utilizando as técnicas, os equipamentos e os materiais que se integram nos processos de produção de bens ou de prestação de serviços.

 

CONHEÇA A NOSSA OFERTA DE FORMAÇÃO PARA JOVENS