O FOR-MAR está a desenvolver dois investimentos estratégicos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de modernizar a sua oferta formativa e melhorar as qualificações e competências dos profissionais da economia do mar.


Montante de investimento: ~7,5M€
Taxa de execução a novembro 2025: 70%




O Hub Azul é uma Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, do qual fazem parte vários polos nacionais, designadamente o FOR-MAR, enquanto HUB AZUL SCHOOL. Este investimento vai permitir que o FOR-MAR se configure como um centro de formação de excelência na economia azul, promovendo a valorização dos recursos humanos para as atividades do mar. Pretende também fomentar a interligação entre a formação de recursos humanos altamente qualificados e os novos modelos económicos mais digitalizados e amigos do planeta. Este investimento contempla a requalificação de 6 polos de formação, a aquisição de equipamentos tecnológicos e administrativos, a modernização de infraestruturas digitais e a criação de conteúdos pedagógicos interativos para e-learning e b-learning.
As obras de requalificação em 6 polos de formação encontram-se em curso, bem como a aquisição de equipamentos e a modernização das plataformas digitais.
O investimento está previsto concluir em dezembro de 2025.
Simuladores de navegação, automação e controlo, operação portuária, soldadura, criação de centros de exame em parceria com DGRM e equipamentos oficinais.

Desenvolvimento de conteúdos pedagógicos para a formação na plataforma Moodle, reforçando a oferta e-learning no FOR-MAR.

Obras concluídas
Nazaré (+ info aqui)
Obras a decorrer
Matosinhos (+ info aqui)
Ílhavo (+ info aqui)
Peniche (+ info aqui)

Prevê-se a passagem do Polo de Lisboa do FOR-MAR para o campus da ENIDH, criando um verdadeiro ecossistema de infraestruturas em rede e competências para a economia azul entre a formação de ensino superior e não superior.


Saiba mais sobre este projeto no site do Hub Azul.
Os novos simuladores reproduzem com elevado realismo os sistemas de propulsão e auxiliares de uma casa de máquinas, permitindo o treino prático em operações de rotina e de emergência, manutenção, diagnóstico de falhas e gestão energética a bordo.

O investimento contempla a requalificação de 2 polos de formação e a aquisição de equipamentos informáticos para a formação, simulador de máquinas marítimas e equipamentos oficinais.
O investimento está previsto concluir em dezembro de 2025.
