Novos simuladores de navegação

Novos simuladores de navegação: a formação marítima será mais imersiva

01 de Agosto de 2025


Entrou em funcionamento no FOR-MAR um conjunto de simuladores de navegação marítima das classes B, C e D, bem como um simulador de comunicações GMDSS. Estes equipamentos inovadores representam um avanço importante na qualidade e rigor das condições de ensino oferecidas aos profissionais da Economia Azul.

Os simuladores reproduzem com elevado realismo embarcações, cenários geográficos e condições ambientais, permitindo treino em navegação, manobra, comunicações e resposta a emergências. Estão preparados para formação certificada, cumprindo normas internacionais (IMO, STCW, IEC, DNV), e incluem postos para formadores e formandos, bem como zonas de briefing e debriefing.

O simulador de classe B com módulo de pesca é o mais imersivo, ideal para treino de navegação e operações de pesca. O de classe C foca-se em navegação e manobra de embarcações. O simulador GMDSS permite treino em comunicações marítimas de emergência, enquanto o de classe D (cloud) permite também treino de navegação e manobra, com funcionalidades completas de radar e ECDIS.

Cada polo do FOR-MAR está equipado com diferentes tipos de simuladores, de modo a servir as várias necessidades formativas:

  • Simuladores de Navegação classe B com módulo de pesca: disponíveis em Lisboa e Ílhavo.
  • Simuladores de Navegação classe C: disponíveis em Lisboa, Ílhavo, Matosinhos, Peniche e Olhão.
  • Simuladores de Comunicações GMDSS: disponíveis em Lisboa, Ílhavo, Matosinhos, Peniche e Olhão.
  • Simuladores de Navegação em Cloud classe D: disponíveis em Figueira da Foz, Nazaré, Lisboa, Setúbal e Portimão.

Brevemente, após homologação pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), os simuladores serão utilizados na formação,  na avaliação sumativa, e na realização dos exames de aptidão e de levantamento da suspensão da inscrição marítima.

A aquisição destes simuladores foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do projeto Hub Azul School – INVESTIMENTO TC-C10-i01 - Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul –, com um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros. Integrado na componente Mar do PRR, este fundo irá estruturar e complementar os objetivos do FOR-MAR para capacitar cada vez mais os profissionais, dando resposta às crescentes necessidades de formação do setor. Este reforço fomentará a economia do país e será uma componente fundamental para a transição energética, para a descarbonização, e para o desenvolvimento sustentável.