Quem Somos

Apresentação

O Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR foi criado em 2008 por protocolo celebrado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, enquadrado no regime previsto no Decreto-Lei nº 165/85 de 16 de maio. O FOR-MAR tem como principal atribuição a promoção de atividades de formação profissional para a valorização dos recursos humanos dos setores ligados às atividades marítimas e, neste contexto, desenvolve a sua atividade formativa em três grandes eixos:

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Assegurar a realização de formação profissional necessária à qualificação, reconversão profissional, aperfeiçoamento e progressão nas carreiras dos profissionais marítimos, nos termos legais em vigor, bem como dos outros profissionais e/ou candidatos às profissões que integram todos os subsetores da economia azul.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Assegurar a avaliação e certificação da aptidão profissional decorrente da frequência de cursos ou prestação de provas de exame, bem como proceder ao reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais adquiridas em contextos de aprendizagem formal ou informal aos profissionais dos setores que integram o âmbito da sua atividade, em particular aos profissionais marítimos dos escalões da mestrança e marinhagem.
PARCERIAS E PROJETOS
Afirmar o posicionamento do FOR-MAR e sua integração no conceito inovador Blue Hub School juntos dos parceiros nacionais e internacionais, através do desenvolvimento de projetos e parcerias que promovem o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

 

Portaria n.º 311/2008 de 23 de abril
Homologa o protocolo que cria o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR).

Estamos distribuídos ao longo da costa continental portuguesa, ministrando formação em 12 Polos:

O FOR-MAR desenvolve também a sua atividade formativa noutras localidades onde não tem Polos de Formação, como por exemplo em Afurada, Olival, Régua, Ericeira, Cascais, Vila Franca de Xira, Sines, Vila Nova de Milfontes, Quarteira, Lagos, Vila Real de St. António, entre outras. O FOR-MAR estende ainda a sua colaboração às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Os Polos são na sua generalidade construídos de raiz, e estão normalmente implantados na proximidade de portos de pesca. De um modo geral, os Polos dispõem além das salas de formação, de uma secretaria e área de atendimento, sala de formadores e biblioteca. As salas de formação para sessões de formação eminentemente teóricas, de um modo geral, estão equipadas com quadro, TV, DVD, projetor multimédia, mesas e cadeiras para formador e formandos. Nove dos Polos estão equipados com Quadros Interativos, normalmente instalados nas Salas de Navegação.

As palavras-chave que definem a nossa atividade são: Qualificar, Valorizar e Formar. Procuramos criar oportunidades e promover a competitividade na nossa área de atuação.


As salas de formação para sessões de formação prática agrupam-se nas tipologias:


• Oficina de Marinharia e Tecnologia da Pesca
• Sala de Segurança Marítima
• Simulador de Estabilidade
• Laboratório de Máquinas e Tecnologia Mecânica
• Sala de Informática
• Sala de Navegação
• Simulador de Radar e de Navegação
• Oficina de Frio e Climatização
• Laboratório de Eletricidade e Eletrónica
• Simulador de Radiocomunicações Marítimas
• Simulador de Deteção e Pesca
• Oficina de Carpintaria Naval
• Laboratório de Biologia e Processamento do Pescado


MISSÃO
Valorização dos recursos humanos conducentes à qualificação, aperfeiçoamento técnico e certificação dos profissionais e/ou candidatos às profissões que integram a fileira económica das pescas, da aquicultura e recursos marinhos vivos, dos transportes marítimos e fluviais, das atividades portuárias, marítimo-turísticas e de recreio náutico, da construção e reparação naval, dos recursos não vivos, novos usos e recursos do mar, ambiente e sustentabilidade e ainda o reforço da segurança marítima e da atividade piscatória.
VISÃO

Ser reconhecida como entidade nacional de referência para a formação e certificação profissional na fileira das pescas, aquicultura, indústria transformadora do pescado, atividades marítimas em geral e atividades conexas.

VALORES

Honestidade
Competência
Dedicação ao cliente
Impacto social
Comunicação aberta
Equidade
Ética


 


Conselho de Administração

Presidente: Maria Madalena Feu
Vogal: Teresa Paula Gomes
Vogal: Isabel Ventura
Vogal: Duarte de Sá

 

Comissão de Fiscalização e Verificação de Contas

Presidente: Sónia Ciríaco
Vogal: Andreia Filipa da Silva
Vogal: Ana Maria Capucho
Vogal: Maria Cristina Magina

 

Conselho Técnico-Pedagógico

Presidente: Pedro Nogueira
Vogal: Vanessa de Barros
Vogal: Elísio Mendes
Vogal: Luís Filipe Carvalho
Vogal: António Miguel da Cunha
Vogal: Jorge D’Almeida
Vogal: Rita Lourenço
Vogal: Rui Manuel Loureiro