Objetivos
Com o curso de Técnico de Aquacultura Offshore:
• Obténs o 12º ano e podes prosseguir os teus estudos para o nível 5 ou para o nível de licenciatura!
• Entras num mercado de trabalho com grande potencial de crescimento!
O Técnico de Aquacultura Offshore realiza as operações de cultivo de espécies aquícolas em sistemas de produção offshore, bem como as manobras das embarcações aquícolas, e assegurar a manutenção de infraestruturas e equipamentos, respeitando princípios de biossegurança, sustentabilidade ambiental, bem-estar animal, qualidade, higiene e segurança alimentar, segurança e saúde no trabalho e segurança marítima.
Como Técnico de Aquacultura Offshore vais ter as seguintes responsabilidades no teu local de trabalho:
1. Preparar estruturas offshore para a introdução de espécies aquícolas, de acordo com a espécie a produzir e os métodos e técnicas aplicáveis.
2. Executar operações, de baixa complexidade, de manutenção preventiva e corretiva de infraestruturas e equipamentos da unidade offshore, assegurando o registo de dados e a sua monitorização.
3. Executar operações de governo e manobra de embarcação, e as operações dos equipamentos a bordo, garantindo a aplicação das normas de segurança e saúde no trabalho e de segurança no mar.
4. Coordenar e executar operações de produção, acondicionamento e manuseamento das espécies aquícolas em unidades offshore.
5. Efetuar e monitorizar a administração de alimento na unidade aquícola offshore, assegurando o acondicionamento, a gestão de stock e a rastreabilidade do alimento e operar sistemas digitais de gestão e controlo.
6. Implementar o plano de controlo de doenças (de profilaxia, higiene e desinfeção e de terapêutica) na unidade aquícola offshore.
7. Estabelecer e executar as operações com vista à expedição dos produtos aquícolas, garantindo a qualidade, a higiene e segurança alimentar, a biossegurança e a rastreabilidade do pescado.