ABORDAGEM PRÁTICA À ACREDITAÇÃO DE ENSAIOS ANALÍTICOS EM PESCADO

ABORDAGEM PRÁTICA À ACREDITAÇÃO DE ENSAIOS ANALÍTICOS EM PESCADO

Formação Modular


Objetivos

Este curso, ministrado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, faz parte do Plano de Formação Externa IPMA 2024/25 - FORMAÇÃO ESPECIALIZADA IPMA 2024, tem por objetivos:
- Adquirir conhecimentos dos requisitos da norma e apoiar a implementação de um sistema de gestão laboratorial segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 nos laboratórios, garantindo a eficiência e a competência técnica nas áreas dos ensaios em produtos da pesca e aquacultura.
- Promover o intercâmbio de conhecimentos e o reforço das capacidades no que respeita aos requisitos gerais de competência em matéria de ensaios laboratoriais nos domínios da pesca e aquacultura, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018.

A norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 contém requisitos para laboratórios que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos. A acreditação segundo esta norma permite o reconhecimento formal, por parte de um organismo de acreditação, da competência técnica de um laboratório para exercer as atividades de avaliação da conformidade, tais como a realização de ensaios, facilitando a aceitação de resultados entre países.
Adicionalmente, a acreditação promove a confiança no funcionamento dos referidos laboratórios e contribui para a harmonização de procedimentos e ensaios laboratoriais a nível mundial.

Programa

O curso, com um total de 24 horas, tem os seguintes conteúdos:
Apresentação da norma ISO/IEC 17025:2017 para laboratórios de ensaio, aplicados a ensaios em produtos da pesca e aquacultura
• Apresentação dos diferentes requisitos da norma ISO/IEC 17025: 2017
• Exercício de elaboração de uma proposta de manual de qualidade do Sistema de Gestão (MQ), em grupo.
• Simulação de auditoria interna de diagnóstico a um dos laboratórios de ensaios em produtos da pesca e aquacultura, de acordo com as áreas laboratoriais de interesse dos participantes.

O CURSO DECORRERÁ EM LISBOA (PORTUGAL), NAS INSTALAÇÕES DO IPMA EM ALGÉS.

Certificação

Aos formandos que concluírem a ação com aproveitamento, o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitirá o respetivo certificado.

A ação poderá não iniciar, caso não haja o número mínimo de formandos.

Código

24P1261101

Data de início

Data a determinar

Data de fim

Data a determinar

Destinatários

NOTA: Apenas serão aceites inscrições de CANDIDATOS PREVIAMENTE INDICADOS PELO IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No processo de inscrição os candidatos precisarão fazer upload de um CV completo, documento de identificação e DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO, EMITIDA PELA SUA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM, de frequência da formação a que se candidata.

Responsáveis e técnicos de laboratórios públicos, que exerçam atividade em laboratórios acreditados nos domínios da pesca e aquacultura ou pretendam vir a fazê-lo. Auditores internos e consultores que exerçam atividade em laboratórios públicos acreditados.

Podem candidatar-se às formações do Plano de Formação Externa do IPMA os titulares de uma licenciatura, que desempenhem funções numa das instituições congéneres do IPMA nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Podem ser igualmente admitidos candidatos que, não satisfazendo este requisito, sejam detentores de um currículo científico, escolar ou profissional que seja reconhecido pela Comissão de Coordenação, atestando capacidade para a realização da formação à qual se propõem.

Polo

Nazaré

Local

Lisboa

Preço

0.00 €