PACK STCW CRUZEIROS

PACK STCW CRUZEIROS

Formação Modular


Objetivos

Pretende-se que os formandos obtenham as certificações STCW básicas para trabalharem em navios de CRUZEIRO, nomeadamente:

1. SEGURANÇA BÁSICA (Basic Safety) - 66h em regime presencial ou em regime b-learning;
- Desenvolver as capacidades e competências profissionais necessárias ao exercício de funções a bordo de navios de mar
- Promover o acesso ao certificado de Segurança básica nas condições legalmente previstas
- Estimular o progresso individual de modo a consolidar os conhecimentos teóricos e práticos relacionados com a segurança a bordo dos navios
- Contribuir para a melhoria das condições de segurança individual e coletiva em que se desenvolve a atividade profissional a bordo dos navios e embarcações

2. CONTROLO DE MULTIDÕES E SEGURANÇA PARA PESSOAL QUE PRESTA ASSISTÊNCIA DIRETA AOS PASSAGEIROS NOS LOCAIS RESERVADOS AOS PASSAGEIROS (Crowd management and safety training for personnel providing direct service to passengers in passenger spaces) - 16h em regime presencial ou em regime b-learning;
- Controlar uma multidão numa situação de emergência a bordo
- Localizar os equipamentos essenciais de segurança e de emergência a bordo
- Comunicar de forma eficaz com os passageiros durante uma emergência
- Demonstrar o uso de meios de salvamento pessoais
- Proceder em conformidade com os procedimentos de segurança e de emergência do navio

3. EXERCÍCIO DE FUNÇÕES ESPECÍFICAS DE PROTEÇÃO (Designated Security Duties) - 9h em regime presencial ou 13h em regime e-learning:
- Desempenhar as funções específicas de proteção (security) do navio, atribuídas pelo Plano de Proteção do Navio, incluindo atividades relacionadas com o combate à pirataria e ao roubo à mão armada.


(Cursos STCW homologados pela DGRM ao FOR-MAR)

Programa

O curso PACK STCW CRUZEIROS tem o seguinte plano curricular:

1. SEGURANÇA BÁSICA (Basic Safety) - 66h em regime presencial ou em regime b-learning;
- Segurança pessoal e responsabilidades sociais - Personal Safety and Social Responsabilities - 20h
- Primeiros socorros básicos - Elementary First Aid - 15h
- Prevenção e combate a incêndios - Fire Prevention and Fire Fighting- 15h
- Técnicas pessoais de sobrevivência - Proficiency in Personal Survival Techniques - 16h

2. CONTROLO DE MULTIDÕES E SEGURANÇA PARA PESSOAL QUE PRESTA ASSISTÊNCIA DIRETA AOS PASSAGEIROS NOS LOCAIS RESERVADOS AOS PASSAGEIROS (Crowd management and safety training for personnel providing direct service to passengers in passenger spaces) - 16h em regime presencial ou em regime b-learning;
- Introdução - 1h
- Controlo de Multidões - 9h
- Familiarização - 1h
- Segurança para Pessoal que Presta Assistência Direta aos Passageiros nos Locais Reservados aos Passageiros - 5h

3. EXERCÍCIO DE FUNÇÕES ESPECÍFICAS DE PROTEÇÃO (Designated Security Duties) - 9h em regime presencial ou 13h em regime e-learning:
- Introdução
- Política de proteção marítima
- Responsabilidades de proteção
- Avaliação da proteção do navio
- Equipamento de proteção
- Identificação, reconhecimento e resposta a ameaças
- Ações para a proteção do navio
- Preparação para emergências, exercícios e simulacros
- Administração da proteção

Notas:
- As sessões práticas serão sempre realizadas em regime presencial.
- Às horas de formação indicadas, acrescem as horas das respetivas Prova de Desempenho da Aptidão Profissional (PDAP)

--- --- ---
Pf note que os Cursos PACK STCW CRUZEIROS são organizados por um dos seguintes Polos:

- Matosinhos
- Figueira da Foz
- Nazaré
- Lisboa
- Olhão

As aulas teóricas de alguns cursos poderão decorrer noutros Polos do FOR-MAR. Para mais informações contacte as nossas equipas.

Certificação

A conclusão com aproveitamento do Curso de Segurança Básica e aprovação na respetiva PDAP, dá direito a uma certidão, emitida pelo FOR-MAR ao formando, a qual confere o direito a requerer junto da DGRM o Certificado de Segurança Básica.

A conclusão do curso CONTROLO DE MULTIDÕES E SEGURANÇA PARA PESSOAL QUE PRESTA ASSISTÊNCIA DIRETA AOS PASSAGEIROS NOS LOCAIS RESERVADOS AOS PASSAGEIROS e aprovação na respetiva PDAP confere ao formando uma certidão emitida pelo FOR-MAR, com a qual o formando pode requerer junto da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), os seguintes certificados de qualificação:
- Controlo de multidões
- Segurança para tripulantes que prestem assistência direta aos passageiros

A conclusão com aproveitamento do curso de Exercício de funções específicas de proteção e da respetiva PDAP confere ao formando uma certidão emitida pelo FOR-MAR, com a qual o formando pode requerer junto da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o respetivo Certificado de Qualificação para o Exercício de Funções Específicas de Proteção.

A certificação dos cursos de Controlo de multidões e Segurança para tripulantes que prestem assistência direta aos passageiros e de Exercício de funções específicas de proteção só é emitida após a conclusão com aproveitamento no curso de Segurança Básica.

A ação poderá não iniciar, caso não haja o número mínimo de formandos.

Código

24P0154001

Data de início

Data a determinar

Data de fim

Data a determinar

Destinatários

Para admissão ao curso PACK STCW CRUZEIROS, o candidato deve obedecer aos seguintes requisitos:
- Ter 18 ou mais anos de idade
- Possuir certificado médico para marítimos, de acordo com a legislação em vigor.

Nas ações que decorram em regime b-learning, o candidato deve ainda:
· Possuir COMPETÊNCIAS DIGITAIS que permitam, pelo menos, e de uma forma independente:
- Navegação, procura e filtragem de dados, informação e conteúdo digital
- Interação, partilha e colaboração através de tecnologias digitais
· Dispor de COMPUTADOR com câmara de vídeo e áudio, e com acesso à Internet
(Contacte as nossas equipas para saber quais as ações que poderão decorrer nesta modalidade.)

Polo

Lisboa

Local

Lisboa

Preço

400.00 €