Novo grupo para o desenvolvimento das comunidades piscatórias do Barlavento

Novo grupo para o desenvolvimento das comunidades piscatórias do Barlavento

03 de Março de 2023


O FOR-MAR, no seguimento da sua missão de fomentar as economias locais, subscreveu ao Protocolo de Parceria para o desenvolvimento das comunidades piscatórias do Barlavento do Algarve.

 

O Grupo de Ação Local Costeiro do Barlavento do Algarve, agora estabelecido, atuará nos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Portimão, Silves e Vila do Bispo. Entre os parceiros signatários, estão instituições do setor público e privado como o IPMA, a Universidade do Algarve, a Docapesca e o IEFP.

 

O Protocolo tem como objetivo principal promover a sustentabilidade das regiões costeiras, através da implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, em conformidade com os regulamentos nacionais e comunitários do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

 

O trabalho a ser realizado consistirá em ações de cooperação nacional e transnacional, bem como a realização de estudos de investigação e intervenção no âmbito do desenvolvimento local e regional, permitindo intervenções de nível supra-municipal e inter-comunidades piscatórias.

 

Este protocolo constitui mais uma parceria efetuada pelo FOR-MAR em prol da sustentabilidade nos setores das pescas e do mar, na sequência do GAL Pesca Sotavento. O Centro  reafirma, assim, o seu compromisso com a preservação das zonas costeiras e ribeirinhas no âmbito do desenvolvimento da economia azul.