O FOR-MAR ministra cursos e emite certificação no âmbito das carreiras aprovadas pelo Decreto-Lei nº 166/2019 de 31 de outubro.
A carreira marítima possui um sistema normalizado de progressão e reconversão, simplificado pelo diagrama. Para mais informações sobre cada categoria, consulte o guia completo.
O FOR-MAR não realizará mais ações ao abrigo das carreiras anteriores (RIM 2001). Os exames de progressão e de transição para algumas categorias marítimas serão realizados em data a anunciar.
Pode iniciar a carreira através das categorias de iniciação (Marinheiro praticante, Marinheiro, Marinheiro maquinista ou Maquinista prático de 3ª classe).
A permanência na categoria de marinheiro praticante é limitada a um período de três anos, no decurso do qual deve ser obtida qualificação para a transição para outra categoria, exceto quando se destine exclusivamente ao exercício de funções a bordo de embarcações de pesca, caso em que o limite é de cinco anos.
Caso um curso não possua datas ou inscrições abertas, ou não encontre disponível no Polo mais próximo, não se preocupe! Pode contactar diretamente o Polo de interesse por e-mail, e solicitar inscrição na lista de espera.
Um novo modo de aceder à carreira marítima.
Caso possua o 9º ano e ainda não tenha completado o 12º ano, poderá optar por realizar o curso Técnico de serviços marítimos, de nível 4, que dá equivalência ao ensino secundário e, simultaneamente, averba as categorias de Marinheiro e de Marinheiro maquinista.
Com a formação de Técnico de serviços marítimos, obtém as categorias de Marinheiro e de Marinheiro maquinista, e avança mais rapidamente na carreira marítima. Obtém o 12º ano e pode prosseguir os seus estudos para estudos de nível superior!
Se já possui uma categoria ao abrigo da legislação anterior, deve realizar a transição para a nova categoria até 31 de dezembro de 2029. De acordo com a categoria de origem/destino, a transição pode ser direta ou exigir requisitos (ex.: tempo de embarque, aprovação em exame), conforme o esquema abaixo.