Protocolo de cooperação para formação em Economia Azul com Angola

Protocolo de cooperação para formação em Economia Azul com Angola

26 de Julho de 2024


Foi assinado, no último dia 23 de julho, o protocolo de cooperação no domínio da Economia Azul entre o CEFOPESCAS - Centro de Formação de Pescas da República de Angola e o FOR-MAR. O protocolo foi assinado pelo Diretor-Geral do CEFOPESCAS, Francisco Freitas, e pelo Embaixador de Portugal em Angola, por delegação do Conselho de Adminstração do FOR-MAR.

A iniciativa visa fortalecer a capacitação profissional dos trabalhadores dos setores marítimos e das pescas de Angola, contribuindo para a valorização dos recursos humanos.

O FOR-MAR, instituição de referência na formação e certificação em Economia Azul desde 2008, procurará utilizar a sua experiência para desenvolver a formação nestas áreas em Angola, através da realização de programas de formação, desenvolvimento de projetos de inovação e a promoção de práticas sustentáveis, nomeadamente no que se refere a técnicas atuais de pesca sustentável, gestão de recursos marinhos e boas práticas pesqueiras, com ênfase na segurança marítima.

Gabinete para a Cooperação

A aposta em cooperação internacional tem sido recorrente no FOR-MAR desde a criação do Gabinete para a Cooperação, estabelecido em 2023. Paralelamente à parceria com Angola, o FOR-MAR está a desenvolver ações de cooperação com São Tomé e Príncipe no âmbito de um Memorando de Entendimento (MoU) quadripartido, assinado entre a DGRM, a ENIDH, o FOR-MAR e o IMAP de São Tomé e Príncipe. Está em curso, ainda, um estudo e avaliação de uma proposta de cooperação proveniente do Piauí, Brasil.

Estas parcerias reafirmam o compromisso do FOR-MAR em capacitar profissionais que atuem com sustentabilidade e segurança, dinamizando as áreas ligadas ao mar e à Economia Azul, contribuindo para o crescimento sustentável do setor e para a cooperação entre países congéneres.